terça-feira, 9 de junho de 2009

Modelos raros de Opala

Caravan Diplomata SE 92/92 4.1/s com câmbio de 5 marchas: este, acho que é o modelo da linha Opala mais raro, pois segundo dados, só foram feitas 11 no ano derradeiro de sua produção entre manuais e automáticas. A linha Opala só foi receber câmbio de 5 marchas no motor de 6 cilindros em 92 (de janeiro a abril de 92 bem entendido), e desde que a linha Opala/Caravan recebeu sua última remodelação em 91, já foi diminuído bastante o número de Caravan Dipomata SE produzidas, acho que devido ao preço bastante elevado e também baixa procura a Chevrolet decidiu não fazer muitas unidades. Uma dessas devia valer 1.000.000.000 de reais devido ao número reduzido de fabricadas. Essa azul tava pra vender por R$ 24.000. Vale cada centavo.

Opala Diplomata SE Collectors: esta série especial foi uma tiragem limitada de 100 Opala com o intuito de celebrar o encerramento da produção deste grande carro. Esta série que não tinha muita coisa de diferencial com relação ao carro, apenas trazia o nome Collectors em dourado gravado no centro do volante. Era oferecida somente na versão Diplomata SE, em 3 cores perolizadas, câmbio automático e movido a gasolina. Junto com o carro o feliz comprador recebia uma pasta executiva, agenda, relógio-despertador de mesa, caneta, chaveiro - estes por sua vez todos com a inscrição Diplomata SE - e mais uma edição da revista Panorama contando toda a história do Opala, uma fita de VHS com um vídeo mostrando toda sua trajetória ao longo de 24 anos de produção e uma carta de congratulações ao feliz e abastado novo proprietário. Felizes os que tem ainda hoje um desses.

Inscrição no volante.
Kit de congratulação ao feliz proprietário (maioria já perderam tudo isso)
Bancada de couro era opcional. Cor: Vermelho Ciprius
Preto Memphis.

Azul Milos.

Opala Diplomata SE cupê 88 automático ou saia e blusa: este modelo de Opala é raro por ser seu último ano de fabricação nessa configuração 2 portas, devido as vendas baixas talvez, a Chevrolet tirou este modelo de linha. A verdade é que vc ver um modelo deste na versão Diplomata SE já é difícil, agora imagine vc ver ou ter um modelo desse com câmbio automático ou então pintado em dois tons de cor, ou melhor com as duas coisas juntas (esse nunca vi nem em foto). Quem tiver um desses pode dizer que tem uma jóia rara em casa.
Opala e Caravan Diplomata SE Chateau 88: neste ano, não sei porque e exatamente 10 anos depois da primeira série chateau, a Chevrolet relançou essa série. E com uma particularidade: neste ano o interior na cor vinho também era oferecido com o carro na cor prata (pena eu não ter foto para postar). Agora o mais raro dos raros é vc ter um Opala Diplomata SE cupê que já é raro nesse ano, pois foi o último ano da carroceria cupê nos Opala, e ele ainda ser vinho por dentro!!!!! É de se contar nos dedos os cupês Diplomata chateau e isso vale pras Caravan Diplomata SE chateau também.

Opala Diplomata SE cupê 88 chateau em perfeito estado.

Interior todo vinho (porta-fitas coisa rara de se ver em perfeito estado).

Interior da Caravan Diplomata SE 88 chateau.

Opala e Caravan Diplomata 85 com calotas: Não sei porque neste ano a Chevrolet deu uma recaída, quanto a este quesito, na versão mais cara e luxuosa dos Opala/Caravan com relação a troca dos aros de liga leve por calotas para equipar esta versão. Mas este problema foi contornado e só durou este ano, pois em 86 a linha Opala/Caravan Diplomata já era oferecida com as famosas rodas "ralinho", que na minha opinião é a roda mais bonita que os Opala/Caravan já teve. Hoje é difícil de se ver um modelo desses com as calotas íntegras, primeiro porque com o tempo podem ter caído, quebrado ou então simplesmente o dono pode ter achado feia e que não combinava com o carro e as substituio por aros.

Calotinhas raras.

Opala e Caravan SS 80: último ano de produção da versão esportiva da linha Opala e pra fechar com chave de ouro o esportivo SS deu seu adeus com a carroceria já remodelada para a linha 80. Teve mais saída nas cores vermelho e prata.


Opala e Caravan Comodoro Chateau 78: série especial produzida somente em 78 e que trazia como diferencial em relação aos Comodoro comuns, o interior todo na cor vinho, que por sinal esta cor era a mesma cor do carro. Esse daí tá faltando só as calotas, acho que o dono deve ter guardado-as com medo de perder. A Caravan: essa é que é rara mesmo! Eu por exemplo ainda não tive a felicidade de ver nenhuma delas ao vivo. Bota raro nisso!!





Caravan Comodoro 78 chateau.

Primeiro vamos falar de modelos raros de Opala, começando pelo modelo SS 71, modelo este que incrementou a linha Opala a versão esportiva e inaugurou duas configurações essenciais ao Opala: motor 4100 e câmbio de 4 marchas no assoalho. Este modelo só foi produzido durante 1 ano pois foi substituído pelo modelo cupê de 2 portas, a partir de 72.

83 comentários:

  1. Victor,

    Acabei comprando a Caravan azul da foto!
    Na verdade ela é 91 modelo 92. Você sabe me dizer quantas modelos 92 foram produzidas em 91?
    Um grande abraço!
    Ruy - ruybueno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo fica difícil responder quantas 91 modelo 92 foram fabricadas em 91, pois não se sabe ao certo quando a Chevrolet começou a fazer a linha 92, deve ter sido em meados de outubro de 91 que começou mas um número posso lhe dar:

    Caravan Diplomata 91: 339 G e 62 A.
    Caravan Diplomata 92: 11 G e 02 A.

    ResponderExcluir
  3. aqui na minha cidade tem um cara q tem um opala coupe 1988 saia e blusa é um azul perolizado com cinza é lindo e esta perfeito, e se não me engano é diplomata se, o carro é perfeito se quiser consigo umas fotos, meu email lukaslummertz89@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Amigo me mande as fotos pois eu só tenho em meus arquivos este único exemplar. Mande pra este e-mail: victorpolara@gmail.com
    Com certeza é Diplomata SE pois pintura em dois tons só saía nesta versão.

    ResponderExcluir
  5. TENHO UM CHATEAU 88 4 MARCHAS 4 PORTAS PRA VENDER! NAO ESTA COMO ESSES DA FOTO, MAS COM COM POUCO DINHEIRO DA PRA FICAR MELHOR Q ESSES!! R$ 12 MIL, INTERESSADOS PODE ME MANDAR EMAIL hsampaio08@hotmail.com
    Halisson Sampaio
    valew!

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE SABER SE HOUVE ALGUMA SERIE DO DIPLOMATA QUE SAIU COM PAINEL DIGITAL (igual do omega)??

    ResponderExcluir
  7. Amigo até poderia ter tido pois o painel digital estreou no Monza em 91 e o Opala foi feito até 92 mas, infelizmente ele não teve este acessório. No final de 92, após ter sido lançado, o Omega recebeu este painel e junto com ele o estreante Kadett GSi.

    ResponderExcluir
  8. ola adorei ver essa lindas opalas e caravans,e sou louco por opalas,ate acho qur tenho uma quase rara,modelo coupe 88 com rodas ralinho com quase todas calotas,falta uma,pois foi roubada do carro em um estacionamento.

    ResponderExcluir
  9. Cara desculpe a demora na resposta!!mais a correria é grande!cara fiz uma solução de 1:4 de Ácido clorídrico e ainda dilui ela na bandeja com uns 5 L aproximadamente!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. CARA primeiro parabens por ter contado parte da historia dece carro sem duvida o melhor carro que o brasil já teve nessa epoca
    este carro marco geracoes de fans em todo o brasilem fim quem conhece não esquese.
    simplesmente não so um carro mais sim uma paixão BRASILERA abrasos.PABLO MG BELOHORIZONTE

    ResponderExcluir
  11. parabens,pelas imagens,sou apaixonado por opala e caravan, a tanto q tenho uma caravan 91/92 parabens é obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em Manaus tem um opala muito raro. É um conversível, duas portas, feito pela GM para o então governador do Amazonas, o saudoso senador Gilberto Mestrinho. Como no estado ele era conhecido como "Bôto Navegador" e ele usava um timão nas suas campanhas, os bancos em couro tem o timão. O carro foi todo restaurado há poucos anos e está impecável. t+

    ResponderExcluir
  13. Sem querer me deparei com sua página e que grata surpresa,parabéns pelo material.Raro mesmo e ótima pesquisa.Mas como nem tudo são flores...não encontrei nenhum relato seu sobre os Diplomatas SE feitos de 88/pra frente com motor 4cilindros.Comodoro eu sei que tem, mas os Diplomatas são raros!!!!!Enfim,abraço.

    ResponderExcluir
  14. Raphael Oliveira

    olá Alvaro, respondendo seu questionamento, opala diplomata com motor de 4 cilindros só saiu ate o ano de 1990, daí em diante só comodoro ou opala sl saiam com motor 4 cilindros, o diplomata só com o de 6.

    ResponderExcluir
  15. ola amigos
    tenho uma caravan 91/92 diplomata 6cc alcool, cambio automatico, cor AZUL, super conservada, tenho ela a desde 92, esta muito bonita toda original quero vender, caso alguem interessar meu cel. 46 9912 9264.
    vale a pena ver,é igual a essa assima nas fotos

    ResponderExcluir
  16. erick diz ola! moro em manaus-am a tenho um amigo que tem um diplo saia blusa 85 de calota muito lindo e do avo dele eles sao doidos pra vender o carro tem apenas 59 mil rodados nao sai da garagem a familia implica dizendo que toma muito espaço e carro velho mais o sr. nao abre mao do carango so tenho pena deste carro e quando o avo falecer... tenho certeza q vao vender por qualquer preço, adoro tenho 25 anos adoro apalas porque meu pai tinha dois converciveis um vermelho 84 que era a paixao dele, e um branco 88 automatico com capota eletrica esse ele vendeu logo ele nao gostava dele o vermelho em 1995 ele reformou e quardou em 2006 foi rebocar o carro e ele partiu ao meio devido ferrugem se acabou fui perquisar descobri q so foram fabricados 39 unidades tinha uma joia em casa e nao sabia pena q eu era muito novo nao entendia, ja investiguei sobre o paradeiro do braco mais nao achei provavelmente deve ter tido o mesmo fim do vermelho se acabado no fundo de um quintal que pena!

    ResponderExcluir
  17. Olá! sou segundo dono de uma Caravan Diplomata 85/86 alcool, verde tropical com 54.000km, manual e nota fiscal. A única alteração que o ex dono fez, um senhor que tinha uma empresa e a usava para trabalhar apenas, foi a colocação das rodas de modelo serrinha, porque ele disse que perdeu duas das calotas originais e ele achou que esse modelo de roda era a mais parecida com as calotas. estou muito feliz com a minha aquisição.

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Olá amigos o que vocês tem de informação sobre diplomata 1991 6cc 4.1 gasolina cambio automático e disco nas 4 rodas o mais completo do ano de fabricação.

      Excluir
  19. Amigo, tenho um Opala 1970 vermelho com interior vermelho. Estão me dizendo que nao existia opala com interior vermelho esse ano, procede??

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma caravan 78 chateau, vinho por fora e dentro, so a diferenciação é o painel e volante pretos....

    ResponderExcluir
  21. Amigo, possuo um opala 1992/1992 azul marinho 5 marchas, esses modelos também são considerados raros ?

    ResponderExcluir
  22. possuo um opala 1975 com direção h. ar original e cambio automatico no assoalho.

    ResponderExcluir
  23. cara eu queria saber quantos opallas ss 78 foram fabricados

    ResponderExcluir
  24. eu sou um sortudo tenho um opala se 88 cope 6cc vermelho,so m faltava o interior vermelho kkkk abrços amigos sou paulo do rio grande do sul

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. ola alguem sabe informar quantos comodoro sairam 92 92 o meu é comodoro 92 92 azul milus ve te re dh ar condicionado menos couro.

    ResponderExcluir
  27. Opala Diplomata SE coupe 1980 - Não sei se entra na lista dos raros, mas é bem dificil de ver um por ai.. nem em encontros, vi somente comodoros..

    ResponderExcluir
  28. Estou querendo comprar um opala mas ta dificil da achar, pois não sei como é o nome correto é aquele opala que a lanterna traseira é uma quadrada pequena eu falo canto seco ....kkk se alguém souber o nome correto me passsa ai alexandre.marques.sjc@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. tenho vontade de comprar um opala ss um dia, mas o preço é muito alto. mas é um carro com designer diferenciado, lindo demais

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. ola amigo tenho uma caravan 88 diplomata chateau PRATA, queria saber quantas foram fabricadas... e qual o valor que ela pode chegar??

    ResponderExcluir
  32. Comprei recentemente um coupe diplomata 88 saia e blusa e estou reformando. A cor predominante e prata gostaria de saber que tipo de cor foi fabricada neste ano para comprar a tinta certa.

    ResponderExcluir
  33. Tenho um Diplomata 1986 coupe (prata montecarlo e prata andino) carro para colecionador , 6 cilindros , com tudo funcionando, esse carro está anunciado no bom negócio Rj, está no nome de Barbara se alguém se interessar pode ver o anuncio ou ligar para 21 36981455 ou 21 964391316

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pela compilação de informações. Tenho uma Caravan 79 4CC standard prata com interior vinho (todo incluindo console, direção etc). Ouvi diz que a GM "desovou" o estoque deste acabamento nos últimos modelos antes da troca do design em 80 ( a minha é de outubro de 1979). Assim há interiores chateau nos modelos 79 também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! Tenho um comodoro vinho interior chateau, teto de vinil preto, 4 portas e 3 marchas que nunca vi igual o meu. O ano dele é 1979.

      Excluir
  35. http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/veiculos/carros/opala-diplomata-automatic-4-102382170?last=1

    ResponderExcluir
  36. Tenho um diplomata 1985 com essas calotas plástica ainda

    ResponderExcluir
  37. Tenho um opala 2 portas ano fabricação 71, acredito ser raro tb

    ResponderExcluir
  38. Tenho um opala 2 portas ano fabricação 71, acredito ser raro tb

    ResponderExcluir
  39. cara eu tenho um opala 1985 cambo de tres marcha sera que e original eu comprei e nao sei ce e original

    ResponderExcluir
  40. cara eu tenho um opala 1985 cambo de tres marcha sera que e original eu comprei e nao sei ce e original

    ResponderExcluir
  41. eu tenho um opala 1985 com cambo de tres marcha sera qui e original eu comprei mais nao sei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi um 4cc, era um 85, verdinho bem claro, com 3 marchas na coluna, o cara disse que encomendou de fábrica com este cambio. Mas acho que era só sobre encomenda.

      Excluir
  42. Boa noite, peguei um 76 SS 6cc, estou a procura de rodas do SS, não sei se o meu é raro mas é bem especial pra mim, abraço a todos.

    ResponderExcluir
  43. Meu pai tinha um opala 1978 cupe, com seis lanternas redondas na traseira, de fabrica. nao vi mais nenhum assim. Tive um Diplomata 1992 com cinco marchas e disco nas quatro, banco de couro, etc. Tambem nao vi um tao completo como ele.

    ResponderExcluir
  44. Eu tenho um 1981 com a pintura e detalhes de acabamento do 85 4cc e coupe saia e blusa 1981, falaram que é uma edição especial customizada pela GM queria saber mais sobre isso....

    ResponderExcluir
  45. Eu tenho um 1981 com a pintura e detalhes de acabamento do 85 4cc e coupe saia e blusa 1981, falaram que é uma edição especial customizada pela GM queria saber mais sobre isso....

    ResponderExcluir
  46. Eu tenho um 1981 com a pintura e detalhes de acabamento do 85 4cc e coupe saia e blusa 1981, falaram que é uma edição especial customizada pela GM queria saber mais sobre isso....

    ResponderExcluir
  47. Comprei um opala Collectors estou restaurando ele inteiro depois de restaurado qual o valor deste carro.detalhe o carro vai ficar muito novo.zerado

    ResponderExcluir
  48. Comprei um opala Collectors estou restaurando ele inteiro depois de restaurado qual o valor deste carro.detalhe o carro vai ficar muito novo.zerado

    ResponderExcluir
  49. Comprei um opala Collectors estou restaurando ele inteirinho o carro nunca foi batido vai ficar em estado de zero gostaria de saber quanto custa esse carro depois de pronto.cor dele vermelho.

    ResponderExcluir
  50. Comprei um opala Collectors estou restaurando ele inteirinho o carro nunca foi batido vai ficar em estado de zero gostaria de saber quanto custa esse carro depois de pronto.cor dele vermelho.

    ResponderExcluir
  51. Olá amigo estou em processo de compra de um opala 83 diplomata coupé 4cc completo. Esse carro tem um aplique lateral igual aos modelos 250s, sabe me dizer se é original desse modelo? Att: Raphael

    ResponderExcluir
  52. Olá amigos, tenho interesse em comprar um opala coope que tenha ar condicionado de série e vidro elétrico.

    ResponderExcluir
  53. Tenho um opala 4 cilindros, ano 80, câmbio de 3 marchas junto ao volante. É o último a sair com câmbio encima e os primeiros a sair com sinaleira quadrada. Gostaria de saber qual é o valor deles atualmente?

    ResponderExcluir
  54. tenho um opala 71 4 portas precisa de uns reparos estou vendendo . intereçados . email [gringocuston@gmail.com]

    ResponderExcluir
  55. E o modelo 1978,79 diplomata??? Esse é rarom ficou devendo amigo, valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite tem opala 4c 80/80 com a frente antiga, alguma serie especial

      Excluir
  56. Por gentileza alguém saberia dizer se o Chevrolet opala comodoro SL/E 4CC 91/91, Originalmente a saia e parachoque São na cor preto ou na cor do veículo. ..grato

    ResponderExcluir
  57. Alguém sabe dizer em que anos foram fabricadas as CARAVAN COM CÂMBIO NA COLUNA DE DIREÇÃO? Quantidade produzida? Grato...

    ResponderExcluir
  58. Eu tenho um Diplomata coupe 80 6cc 250s marrom monocrático esse é raro pois tenho conhecimento de mais um em sc e vou em varios enctro e não vejo ess modelo

    ResponderExcluir
  59. Eu tenho um Diplomata coupe 80 6cc 250s marrom monocrático esse é raro pois tenho conhecimento de mais um em sc e vou em varios enctro e não vejo ess modelo

    ResponderExcluir
  60. Tenho um opala 90 verde araripe sou de Goiânia fora o meu so vi um do DF. Essa serie de cor tambem e rara?

    ResponderExcluir
  61. Olá, tenho um Comodoro 1992/1992 6 cilindros, 5 Marchas, Prata. Me disseram que a maioria deste opala nesta cor foram produzidos com cambio automático. Essa história é verídica?

    ResponderExcluir
  62. Olá, tenho um Comodoro 1992/1992 6 cilindros, 5 Marchas, Prata. Me disseram que a maioria deste opala nesta cor foram produzidos com cambio automático. Essa história é verídica?

    ResponderExcluir
  63. Não faltou? Opala e Caravan SilverStar - 1982-1983 fabricados nas cores Azul Estelar e Verde Aquárius, Interior era disponibilizado na cor cinza, "rodas repolho" que eram disponibilizadas na cor do carro, 1982 vinha com o emblema OPALA no paralama dianteiro, e a inscrição "Edição Limitada" na almofada da buzina.

    ResponderExcluir
  64. Eu tenho um diplomata SE 88 cupê azul, 6cil automático de chassis, todo original. Fiquei 7 anos procurando pra comprar

    ResponderExcluir
  65. interessante a matéria amigos , eu tenho uma caravan 78 chateau parcial banco inteiriço . já vi chateau com cambio 4 marchas mas chateau 3 marchas é mais difícil . !!! grande abraço

    ResponderExcluir
  66. Boa noite eu tenho um opala diplomata cupe 80 6cc 250s monocrática direção e ar será que é raro kkkkk

    ResponderExcluir
  67. Tenho um opala silvestar 4cc Verde aquárius ano 83.Gostaria de saber quantos foram produzidos.

    ResponderExcluir
  68. sabe me dizer se o opala 88 chateau saiu só com motor 6cc ou saiu no 4cc também?

    ResponderExcluir
  69. Adquiri um opala 80, com interior monocromático do 79, modelo fabricado somente 6 meses!!!!

    ResponderExcluir
  70. Tenho um opala cupê diplomata 88 4c acho ser 4c original. Más não tenho serteza se esse modelo foi fabricado .gostaria de saber se existe algum.

    ResponderExcluir
  71. Tenho um comodoro 86/87 dourado c interior na cor tabaco, alguém tem informações se saíram muitos nesta configuração?

    ResponderExcluir
  72. ola boa tarde queria saber se o modelo opala 78 e 79 diplomata sao raros pq foram produzidos poucas unidades pelo fato que ia entrar a linha comodoro.
    obrigado

    ResponderExcluir
  73. achei um acaravam diplomat ano 1989encostada sem caixa pra comprar, compro.

    ResponderExcluir