segunda-feira, 15 de junho de 2009

Telas usadas em Opala/Caravan

Correção: Esta foto era pra estar mais embaixo, mas tudo bem. Esta tela equipou os Opala SS de 76 à 77. Era preta com apenas dois frisos cromados e a sigla SS ao centro em vermelho. A partir deste ano os Opala SS4 não traziam mais a identificação SS4 no canto esq.
Começamos com o primeiro modelo: de 68 à 70, esta era a tela dos Opala em todas as versões. Símbolo pequeno no centro do capô e nome Chevrolet no canto esq. Primeira alteração na tela: de 71 até 72 essa era a tela dos Opala mais simples (notem o pequeno emblema ao centro, meio apagado por causa da foto). O nome Chevrolet vinha no capô, canto esq.

Tela de 71 à 72 dos Opala SS. Era a mesma do Opala mais simples, só que com a sigla SS ao centro.

Tela dos Opala Luxo e Gran Luxo de 71 à 72. Era dividida ao meio pelo símbolo de maior tamanho e trazia o nome Chevrolet no canto esquerdo.

Opala Luxo e Gran Luxo de 72 à 74. Saía a tela partida ao meio e entrava esta, agora dividida em duas partes e com o nome Chevrolet continundo do lado esq. Lembrem-se: nos modelos Luxo e Gran Luxo esta tela era pintada na cor do carro e as bordas eram cromadas.

Esta é a tela do modelo Especial de 72 à 74 (a versão mais simples dos Opala). Também era divida em duas partes mas, ao centro trazia a gravatinha da Chevrolet em azul.

Tela dos SS6 de 72 à 74: igual a do modelo Gran Luxo só que com a sigla SS logo após o nome Chevrolet.

Opala SS4 de 72 à 74: tela só com três frisos cromados, gravatinha ao centro na cor vermelha e a tela não era dividida em duas partes.


Esta era a tela dos Opala SS apenas no ano de 75. Quadriculada, toda cromada e com a sigla SS ao centro em vermelho. O nome Chevrolet vinha no canto esq. acima da tela.

Esta era a tela do estreante Opala Comodoro de 75 à 77. Era toda cromada, com quadrados de menor tamanho e o nome Chevrolet era extensivo por cima da mesma.
Esta era a tela dos demais modelos Opala/Caravan (Especial e Luxo). Tinha uma moldura cromada grossa e dois frisos finos ao centro. A gravatinha vinha ao centro.
Tela de 78 à 79: A partir deste ano toda a linha Opala/Caravan recebeu esta tela dividida em 4 retângulos com contorno na cor prata. O nome Chevrolet continuava no lado esq em cima da tela (menos nos SS).


Esta é a tela da linha Opala/Caravan 80: igual pra toda linha, prateada, com finos frisos horizontais, gravatinha ao centro e nome Chevrolet no canto esq. com nova grafia.


Tela dos Opala/Caravan SS 80: era a mesma dos modelos normais só que vinha na cor preta e sem o nome Chevrolet, só a gravatinha a centro.

Tela dos Opala/Caravan de 81 à 84: Toda a linha trazia a tela quadriculada, na cor prata e com a nova gravatinha de maior tamanho (cor azul) e ao centro. O nome Chevrolet foi suprimido.

Tela dos Opala/Caravan L de 85 à 87: vinha na cor preta, com largos frisos horizontais e gravatinha azul ao centro.

Tela dos Opala/Caravan Comodoro de 85 à 87: idem a do L, só que na cor prata.

Tela dos Opala/Caravan Diplomata de 85 à 87: idem a do Comodoro só que de menor tamanho devido aos faróis de milha.

Tela dos Opala/Caravan SL de 88 à 90: quadriculada, trapezoidal e na cor preta com a gravatinha ao centro, de menor tamanho mais ainda azul, em relação a linha de 85 à 87.

Tela dos Opala/Caravan Comodoro SL/E de 88 à 90: idem a do modelo SL só que na cor prata.

Tela dos Opala/Caravan Diplomata SE de 88 à 90: cinza escuro, com filetes cromados (que descascavam com o tempo fácil, fácil). A gravatinha era também cromada, vazada, de menor tamanho e situada em cima da tela.

Tela dos Opala/Caravan SL de 91 à 92: era dividida em quadrados com área maior, vinha na cor preta, trazia uma pequena grade por trás (para evitar entrada de mosquitos e pedrinhas) e a gravatinha era cromada e vazada em cima da tela (ops! esse tá sem a gravatinha e a grade ante-pedras e mosquitos).

Tela dos Opala/Caravan Comodoro SL/E e Diplomata SE de 91 à 92: idem a do SL só que vinha na cor do carro (notem a grade que vinha por trás da tela).

Um comentário:

  1. Aê Victor...
    Muito interessante essa matéria sobre as telas (grades) dos Opalas/Caravans.
    Se os colegas da Banda Opala 77 se ligassem, não cometeriam o sacrilégio de ter como imagem da banda um Opala 78.

    Abração

    Renato Brito

    ResponderExcluir