
Estas calotas equiparam os Opala até 74. Geralmente vinha nas versões de luxo, nas versões mais simples não vinha com esse detalhe pintado de preto.
Esta foi a primeira roda de liga leve que equipou a linha Opala/Caravan. Foi estreada somente na versão Diplomata em 80,mas depois veio a equipar os Comodoro também.



Esta calota é exclusiva e rara pois só foi feita durante o ano de 85. Equipou os Opala/Caravan Diplomata somente neste ano.

Esta é a calota modelo chata. Passou a vir nos Opala/Caravan de 75 até 80.
Esta foi a roda que mais equipou os Opala/Caravan até 80. Sempre vinha acompanhada com uma calota de alumínio do tipo bicuda ou chata.
Esta foi a calota que equipou os modelos da linha Opala até meados de 71. Nas versões de luxo vinha com estes detalhes na cor preta, nas versoões mais simples era toda cromada.



Essa é a calota bicuda. Equipou os Opala de 75 em diante. Nos Comodoro era pintada ao centro com a mesma cor do carro.

Esta calota equipu os Opala Comodoro de 85 à 87.
Essa é a famosa roda chamada "repolho". Equipou durante muitos anos a linha Opala/Caravan. Estreou em meados de 77 como roda esportiva para equipar os SS. Depois se tornou comum nas versões mais simples dos Opala ou como estepe. Esta roda equipou os Opala até 92 na versão SL, que por sua vez, era a mais simples.
Esta é a famosa roda "ralinho" (semelhança do seu desenho com ralos de banheiro). Esta roda estreou nas versões dos Opala/Caravan Diplomata a partir de 86 até 87, em substituição a rara calota dos Diplomata 85 já mencionada acima. A partir de 88 ela passou a equipar somente os Comodoro SL/E e foi descontinuada em 90. Na minha opinião é a roda mais bonita que os Opala/Caravan já tiveram.
Esta aqui é a roda dos Opala/Caravan conhecida como "serrinha". Ela veio para equipar os Opala/Caravan Diplomata SE a partir de 88. De 91 até o fim da produção do Opala em 92, ela passou a equipar os Comodoro SL/E. Um detalhe das rodas serrinha e ralinho é que elas só são bonitas com as calotas no centro, sem elas estas rodas perdem a graça. Infelizmente muita gente descuidada perde estas calotas centrais e a roda se torna feia.
Estas são as derradeiras rodas dos Opala/Caravan Diplomata SE 91 e 92. São os únicos modelos de tamanho 15", pois todas as outras da linha Opala já mencionadas acima são 14". Hoje são um pouco raras e quando se encontra pra vender, pedem uma fortuna por elas e com razão pois são bonitas demais. Obs: Nessas rodas a calotinha do centro é preta com a gravatinha prata e os parafusos vinham equipados com tampinhas na cor preta, como podemos ver na foto abaixo.

Esta calota equipu os Opala Comodoro de 85 à 87.




boa noite,
ResponderExcluirgostei muito deste trabalho realizado, sou opaleiro de coração e gostei destas fotos.
Eu sou de Itapira possuo um comodoro oitenta e tres cupê com motor duzentos e cinquenta s.
Este carro estou montando devagar e no capricho.
valeu foi um prazer!
muito bom gostei do site coupê 82
ResponderExcluirBoa noite Victor.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, que pode vir a ser fonte de pesquisa para restauração ou simples consulta. Se me permitir, quero contribuir complementando informações sobre as calotas: as que você diz que equipavam geralmente os modelos mais luxuosos, o fizeram a partir de 1973, quando as fechadas dos "De Luxo" 69/72 deixaram de ser feitas. De 69 a 72 equipavam os "Standard" e os "Especial".
As "bicudas" vinham nos Opala/Caravan de 1975 até 77, quando foram substituídas pelas "Catupiry"/ "Prato de cachorro" até 1981.
Valeu, e mais uma vez, parabéns.
Welco
boa noite sou do interior de sp descalvado tb sou opaleiro de coração tenho um opala 1978 gostei muito de saber mais deste tipo de carro parabéns pelo blog
ResponderExcluiruma dúvida: em 85 não teve nenhuma roda de liga para o comodoro?
ResponderExcluiroi, não linha 85/85 só roda de ferro com calota
ExcluirEU QUERIA A CALOTA DA RODA SERRINHA COMODORO 89 SLE GAS SO PRECISO UMA
ResponderExcluirbom dia gostei do trabalho
ResponderExcluirmais voce nao falou da roda scorro furacão.
meu pai tinha um opala com essas rodas, hoje tenho o meu e nao consigo achalas para comprar
valeu abraços
Walter
pensei q ia axar uma materia dessa em uma revista ou site especializado, + soh falam desses carrinho d aluminio ,plastico e papelao, parabens pelo pelo trabalho abraço
ResponderExcluirgostei do modelo é d +
ResponderExcluirGosteii demaiss. Mais a antipenultima foto a roda se chama RALINHO e não serrinha. Serrinha seria a da proxima foto. Certo. Mais fico bakana demais. Abraço.
ResponderExcluirsuper da ora ,tirei minhas duvidas sobres modelos de rodas que abrilhantaram esse ilustre nacional...
ResponderExcluirfalta um modelo de roda além da scorro furacao tenho um opala e as rodas é tipo estrela é preta e prata não sei identificar o modelo ja rodei o google todo e não acho uma igual e detelhe é do opala mesmo pois por dentro da roda fica escrito opala
ResponderExcluirParabens, pela bela pesquisa em detalhes..
ResponderExcluirPARABÉNS PELO LEVANTAMENTO HISTÓRICO!
ResponderExcluirTenho uma diplomata caravan 6cc automática 1986, qual seria a roda original??
ResponderExcluirVitor, boa noite, Gostaria de deixar meus parabéns de opaleiro, schow
ResponderExcluirSó faltou citar também as Cruz de Malta... A tal estrela de 5 palitos preto e diamantada...
ResponderExcluirEssa publicação é um festival de erros do "entendedor" de Opalas. Parei de ler quando ele disse que a calota chata surgiu no 75 (surgiu sim no 78) e que a 1ª "calotona grandona" foi até meados de 71 (foi sim até meados de 72). Imaginem o monte de pérolas que esse indivíduo escreve por aí...
ResponderExcluir